sábado, 25 de dezembro de 2010

As limitações vêm

Eclesiastes 12.1
“Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que venham os dias difíceis e se aproximem os anos em que você dirá: ‘Não tenho satisfação neles’”.


Eclesiastes não é livro de fácil interpretação. A Bíblia é para ser examinada livremente por todos os crentes, mas é recomendável a leitura deste livro tendo à disposição alguém dedicado ao estudo da Palavra, que possa iluminar passagens escuras.
Hoje pensaremos apenas no texto de Eclesiastes 12.1. Acredito, firmemente, que o jovem não consegue compreender na totalidade o sentido deste versículo. Aparentemente clara, a mensagem do texto é compreendida apenas por quem já chegou à terceira idade. Ou melhor, percebe cristalinamente o que o autor quis dizer aquele que um dia gozou da plenitude das forças e, hoje, tem severas limitações.
Conheço alguém que, adolescente e crente entusiasmada, mesmo morando a 12km da igreja, todos os domingos ia e voltava a pé à igreja. Entre o Largo do Campinho e a Praça Seca distribuía folhetos evangelísticos pelas casas. Pregava em ar livre, participava ativamente em trabalhos evangelísticos nos presídios da Ilha Grande e Talavera Bruce, dava tempo às crianças e era assídua aluna da EBD. Hoje, ela fica cansada só de pensar no que fazia. Sua ação cristã é outra, mas não exige tanto esforço físico.
Alcançamos a terceira idade, nos dias de hoje, com mais vigor do que nunca. A morte chega cada vez mais tarde. Mas, que ninguém se iluda, as limitações vêm. É bom, então, que o jovem se lembre de Deus nos dias de maior vigor para usar essa força na propagação do Evangelho.
Jogadores gostam de dizer, quando passados dos 30 anos: “Ainda jogo em alto nível”. A maioria está se enganando. Lembremo-nos de nosso Criador enquanto jogamos em alto nível, de verdade. Podemos, já idosos, ser muitíssimo úteis ao Evangelho, mas é gratificante quando fazemos isso no apogeu de nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário